Sou Investidor

Actualmente o estatuto de Business Angel confere a possibilidade deste aceder a fundos comunitários que alavancam as suas decisões de investimento, como será uma nota relevante para o benefício de incentivos fiscais futuros. Além disso, a associação de um investidor a uma rede de investidores confere uma alavanca muito relevante ao nível de network e partilha de risco, formação, apoio ao nível da operacionalização dos investimentos e desinvestimentos.

Poderá fazer o registo na CMVM ou, como alternativa, deverá contactar uma associação de Business Angels solicitando a sua integração enquanto associado da mesma. A integração numa associação de Business Angels dar-lhe-á, não só a acreditação, como lhe proporcionará apoio nas decisões de investimento e nas diligências processuais para a obtenção de apoios e benefícios a esta actividade de apoio a startups. Cada Associação tem os seus critérios de adesão de novos membros, devendo por isso fazer o contacto directo e obter maiores detalhes sobre a forma de adesão e formas de actuação e apoio a Business Angels.
Conheça a rede de investidores (Associações de Business Angels) existente.

Em 2011 foi criada uma linha de financiamento de Business Angels, que perdurou até finais de 2015. Esta linha previa que, em cada decisão de investimento de um grupo de Business Angels, seria financiada 65% da operação. Esta linha veio alavancar as decisões de investimento em novos projectos empresariais, estando naturalmente o risco do investidor bastante diluído. A utilização destes fundos revelou resultados muito positivos ao nível da criação de empresas, postos de trabalho, elevação de empreendedores portugueses ao nível global, pelo que se expecta que novas linhas de apoio venham a ser lançadas (ver resultados). Noutros países europeus, onde a actividade de Business Angels, já assume um papel de grande relevo na economia, há uma forte aposta nos incentivos fiscais. Este é um cenário há muito procurado para os Business Angels portugueses, onde a FNABA tem trabalhado com organismos públicos para a definição e regulamentação, e que tem revelado alguns avanços. Em breve serão comunicados mais avanços neste tema.

 

Tem dúvidas?

Contacte-nos através do email info@fnaba.org e coloque a sua questão.

© Copyright FNABA - Federação Nacional de Associações de Business Angels 2007-2015 - Todos os direitos reservados