Recursos e Ferramentas

Actividade de Business Angels na Europa

A EBAN, Rede Europeia de Business Angels, criada em 1999, tem desenvolvido um trabalho notável na representação da comunidade de business angels e outros investidores em empresas em early stage. Começando por representar apenas 50 membros, hoje congrega mais de 460 redes de investidores por toda a Europa. Assim, reúne um conjunto de informações relevantes sobre a actividade destas redes em toda a Europa, que pode ser consultado em www.eban.org.

Actividade de Business Angels em Portugal

Os investimentos de Business Angels, em Portugal, ainda não são monitorizados na sua totalidade, dado serem tratadas muitas vezes como operações particulares e portanto difíceis de contabilizar.

No entanto, o FINOVA, no âmbito do SAFPRI e em conjunto com o COMPETE, concebeu dois instrumentos financeiro de apoio aos Business Angels, em 2011. Com base nos resultados destes apoios podemos obter uma imagem da actividade destes investidores portugueses, em Portugal. Os Business Angels tradicionalmente estão envolvidos na gestão de empresas de base tecnológica, de pequena dimensão e em fase Pré-seed, Seed ou Early Stage e contribuíram para que as PME por eles apoiadas tenham desenvolvido estratégias de inovação, de crescimento e de internacionalização.

Poderá consultar em detalhe todos os investimentos realizados e as startups apoiadas no site da PME Investimentos.

Do programa iniciado em 2011, e até 2015, resultou o financiamento de Business Angels de 163 empresas com até três anos de actividade. Este financiamento atingiu mais de 42 milhões de euros. As necessidades de financiamento e os termos da negociação entre Business Angels e empreendedores foram ajustadas a cada projecto, ao seu ponto de partida e ponto pretendido de chegada, no entanto pode auferir-se um ticket médio de 260.000€ por cada empresa financiada.

 

Actividade dos Business Angels da rede FNABA

A FNABA congrega 16 Associações de Business Angels, instaladas por todo o País. Estas redes de associados promovem e apoiam os seus investidores associados na captação de projectos para triagem e análise, negociação e depois a concretização dos seus investimentos.

Deixamos aqui alguns dados relevantes sobre a actividade global destes investidores desde 2011 a 2015.

Saiba mais sobre as Associações de Business Angels em Portugal.

Booklet: Empreender com Business Angels

Manual de empreendimento com o apoio de Business Angels produzido pela Halo Business Angels Network, da Irlanda, e traduzido pela FNABA, como o apoio da PME Investimentos e da EBAN. Manual fundamental para compreender como os Business Angels podem ajudar a sua start up!

Modelos e Minutas para Empreendedores

 

Apresentamos algumas bases que poderão apoiar os empreendedores a sistematizarem informação para apresentação de um projecto a investidores. Numa primeira abordagem são relevantes o sumário executivo e o pitch. O plano de negócios será sem dúvida o melhor suporte para a discussão de um projecto, depois de suscitado o interesse no investidor em querer conhecer maiores detalhes sobre o projecto.

A via de apresentação de um projecto varia consoante a organização a que está ligado o investidor pelo que o empreendedor deverá auferir antes de mais qual a forma mais indicada junto dessa organização. Contacte as Associações de Business Angels para mais informações.

 

Plano de Negócios Ver mais
Estudo de Viabilidade Ver mais
Pitch Descarregar
Sumário executivo Descarregar

 

Modelos e Minutas para Investidores

© Copyright FNABA - Federação Nacional de Associações de Business Angels 2007-2015 - Todos os direitos reservados